Devo usar o Facebook, AdWords ou os dois para fazer publicidade na Internet? Artigo 4



Facebook-AdWords

Primeiramente vou explicar como as coisas funcionam nas redes sociais e na rede de pesquisas.

Redes Sociais (Facebook):
Milhões de pessoas conectadas juntas falando sobre diversos assuntos, se encontrando online e trocando fotos.

Existem 3 tipos de públicos:

+ 100% Online: Acabam usando a rede várias vezes por dia, ou até ficam online por longos períodos, a grande parte deles é o publico mais jovem;
+ Só uma olhadinha: Acessam a Rede Social a cada 1 ou 2 dias na média, só para ver como as coisas andam e para responderem as mensagens enviadas por seus amigos, ou para fazer alguns comentários;
+ Desaparecido: Acessa o Facebook muito pouco, na média 1 vez por semana, olha mais conteúdo durante mais tempo que o perfil 100% online, mas perde várias coisas que passaram neste tempo.


Rede de Pesquisa (Google, Yahoo, Bing, etc):

O Usuário que acessa o Buscador para fazer uma pesquisa, ou achar um site, um telefone, sites de notícias, etc.
Este tipo de publico é o publico das Redes Sociais (os 3 tipos) e o publico que não está presente na Rede Social, eles acabam acessando bastante o site para encontrar outros conteúdos importantes que não estão no Facebook.

Existem 2 tipos de públicos:

+ Dependente: Tudo o que procura ou quer achar vai procurar no Google, se precisa de um telefone procura no Google, se precisa de um Pedreiro procura no Buscador, se ficou com uma dúvida procura no Buscador, acaba esquecendo do uso da Lista Telefônica, de perguntar para alguém se conhece um Pedreiro, e as vezes não abre o livro para achar a dúvida, porque? Porque ele sabe que vai achar tudo no Google, é difícil você não achar.
+ Normal: Usa o Google só para achar o conteúdo mais difícil, ou para procurar alguma notícia importante, se precisa de um telefone, procura na Lista Impressa, se precisa de um pedreiro pede para o vizinho, amigo ou conhecido até achar.
Obs.: Já falei sobre este tipo de busca em um outro artigo, caso tenha uma dúvida sobre a busca que falo sobre Pedreiro ou Telefone, clique aqui.

Agora que você tem uma ideia de mais ou menos como o publico é, você pode tentar focar melhor sua campanha de marketing.

Facebook Ads:

As vantagens do Facebook:

– Tem usuários que curtem sua Fanpage e recebem as informações da sua empresa, sem você pagar por isso;
– Tem usuários que procuram grupos/comunidades que sejam do assunto da sua empresa, você pode anunciar sua Fanpage para eles.

As desvantagens do Facebook:

– Somente 10% dos seus Fãns recebem seus posts da Fanpage, caso queira que todos recebam você tem que pagar uma quantia para cada Post.
– Para atingir os usuários que você quer que não estão na sua Fanpage você vai ter que criar anúncios, para conseguir mais curtidores, e depois fazer os posts, e ainda pagar para estes posts chegarem em todos os seus curtidores.

Google Ads:

Vantagens dos AdWords:

– Você escolhe palavras chaves relacionadas ao seu produto e paga para cada clique que recebe na sua propaganda;
– Existem milhões de procuras por segundo;
– Usuários de todos os perfis.

Desvantagens do AdWords:

– Se você não estimar bem seus gastos você não vai ter lucro algum e só vai perder dinheiro;
– Tem que saber usar muito bem a ferramenta, para que os anúncios aparecem adequadamente e que funcionem;
– Tem que ter um site muito bem feito com técnicas se SEO Marketing para pagar menos e dar mais resultado.

Conclusão:

Sabendo os tipos de perfis que existem em cada lugar, você tem como ver qual o melhor local para a sua campanha, caso você venha a usar o Facebook e o AdWords, você sabe como pode gastar e quanto gastar para ter um bom retorno do seu investimento.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *